Foto: SportSinop - Torcedores do Dom Bosco em Festa nas arquibancadas
  O Dom Bosco é campeão Mato-grossense da Segunda Divisão 2014. A última conquista  alviceleste tinha sido no Estadual da Primeira Divisão de 1991. O Azulão da Colina faturoua Segundona ao derrotar o Poconé nas cobranças de pênaltis (5 a 4) na noite de quinta-feira, no Estádio Presidente Dutra, em Cuiabá. No tempo normal houve empate em 1 a 1.
Os gols nos 90 minutos foram marcados por Kiko (Dom Bosco) e Alex Barcelos (Poconé). No primeiro jogo da final houve empate em 3 a 3. Pelo lado do Azulão, converteram os penais Valderrama, Pedro Ica, Buiú, Natan e Kiko. Pelo Poconé acertaram Ronaldo Ortega, Barcelos, Jau e Alex Sorocaba. O atacante Kaique, artilheiro do torneio com nove gols, teve sua cobrança defendida por Perereca, ‘herói do título’.
No primeiro tempo da decisão, os finalistas se equilibraram nas ações ofensivas. Nos primeiros minutos de bola rolando, o Dom Bosco tentou imprimir um ritmo mais forte, explorando a velocidade de Buiú, que levou perigo ao gol de Naldo, logo no início. Aos três minutos foi a vez de Paulinho Mingau assustar a meta do Poconé. O atacante cabeceou firme após cruzamento de Dalvan, da esquerda. Mas Naldo, bem colocado, não encontrou dificuldades para defender a bola.
Por sua vez, o time pantaneiro insistia na velocidade e na técnica do meia-ofensivo Jau. Em 18 minutos de jogo, o time treinado por Marcos Birigui já tinha ganho três escanteios, mas nenhum levou perigo ao gol de Héverton Perereca. Já no finalzinho da primeira etapa, Naldo mais uma vez fez boa intervenção num chute desferido por Robinho.
No fim do primeiro tempo, o técnico Marcos Birigui reclamou de um pênalti cometido por Perereca e não marcado pelo árbitro Fábio Rubinho, em Cucau.
Na volta para o segundo tempo, os dois times partiram para o tudo ou nada em busca do inédito título de campeão da Segunda Divisão.
Jogadores das equipes entraram determinados em liquidar a fatura no tempo normal.
A pressão do Azulão acabou dando certo aos 12 minutos, quando volante Kiko abriu o marcador. O jogador empurrou a bola para dentro do gol de Naldo, após um bate-rebate na área do Poconé.
Mas a alegria dombosquina durou pouco. Três minutos depois, o zagueiro Alex Barcelos tratou de calar os dombosquinos ao deixar tudo igual de cabeça, aos 15 minutos. O defensor se aproveitou de uma indecisão dos adversários para cabecear com firmeza e vencer Perereca, 1 a 1.
Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e Craques do Rádio
Foto: Redação/SportSinop