
Com o primeiro jogo teste marcado para esta quarta-feira (02/03) entre Mixto e Santos, Cuiabá vai ter a chance de conhecer a Arena Pantanal. Obra reconhecida internacionalmente pelo seu projeto, constituído a partir de conceitos de funcionalidade e sustentabilidade, o estádio será apreciado por cerca de 20 mil visitantes na partida de amanhã.
Em razão das altas temperaturas, o formato das arquibancadas é diferente de todos os outros estádios. Isto porque a Arena conta com quatro aberturas entre tais estruturas, que por serem arborizadas, diminuem as ilhas de calor dentro do estádio.
A economia no consumo de água e energia também foi idealizada de maneira sustentável. Com a reutilização da água da chuva para a irrigação do gramado e abastecimento da lagoa, localizada na área externa, a economia anual prevista é de 30%. Quanto à energia, com a instalação de placas solares e do sistema de resfriamento, o consumo de energia nos chuveiros dos vestiários e dos aparelhos de ar-condicionado, respectivamente, poderão representar redução de 10% ao ano.
Para compensar as 232 árvores que foram retiradas do antigo estádio, foram plantadas na Área Verde da Arena 2.080 mudas nativas, em um espaço de 18.600 m².
Projetos sociais
Desde 2010, quando a obra teve início, trabalharam na Arena Pantanal um total de 5.210 trabalhadores, dos quais 355 integraram três projetos sociais: haitianos (235), reeducandos do sistema prisional (73) e egressos do trabalho escravo (47).
Desenvolvidos em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE-MT), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), tais projetos alfabetizaram e profissionalizaram.
Arena em números
Dos 300 mil m² de área, 107 mil m² são ocupados pela estrutura do estádio, que nos jogos da Copa do Mundo terá capacidade para receber 41.390 torcedores e posteriormente, 44.003. Ao todo, são 97 camarotes com capacidade para 1.624 pessoas. De cobertura nas arquibancadas são 26.800 m².
São 164 assentos para portadores de mobilidade reduzida e 130 assentos para cadeirantes. Há 158 assentos para obesos e sinalização específica para deficientes visuais. São 948 posições para banheiros, dos quais 66 são destinados a Portadores de Necessidades Especiais (PNE).
Na área externa, que deverá ser um espaço de lazer para a população, pode-se encontrar um lago artificial, a passarela que dá acesso ao restaurante, a escalinata, quatro choperias e espaço para o futuro Museu do Futebol.
Entre as principais características da Arena pode-se ressaltar a versatilidade e possibilidade de redução de 30% da capacidade se retirados as duas arquibancadas dos setores Sul e Norte, assentados sob estrutura metálica.
O estádio é composto por quatro setores – Norte, Sul, Leste e Oeste –, sendo que no Sul e Norte há quatro níveis e no Leste e Oeste, cinco. Os torcedores poderão se movimentar no estádio por meio de escadas, que são 20 em todo o estádio, ou por elevadores, 12 no total.
Em cada nível é possível encontrar:
00 (subsolo) – banheiros, vestiários, sala médica, refeitório, salas técnicas, auditório, guaritas, salas de segurança, sala de telecomunicações, escadas, elevadores, recepção mídia e vip/vvip, circulação e cabines de tradução;
10 (térreo) – acesso do público geral, sanitários, lojas, acesso as arquibancadas inferiores, bares e quiosques;
20 – Leste: camarotes para 15 pessoas e um, para 120 torcedores, denominado Bossa Nova, além de acesso à arquibancada, cozinhas, banheiros e restaurante;
Oeste: camarote VIP e VeryVIP, acesso à arquibancada, cozinhas, banheiros e restaurante;
30 – Leste: camarotes, cozinha, sanitários, restaurante e bares.
Oeste: camarotes, mídia, cozinha, sanitários, restaurante, bares e o Centro de Comando de Operações (CCO);
40 – arquibancada, sanitários, bares, quiosques e lojas.
Ao todo, foram usados para a construção do estádio e da área de lazer na parte externa 70 mil m³ de concreto, 10.400 toneladas de estrutura metálica, 7.500 toneladas de aço e 7.351 de pré-moldados.
A Arena conta com 20 entradas pelo nível 10 (térreo), considerada o principal acesso dos torcedores e há outros três no subsolo. Para entrar no estádio, torcedores têm três opções: ônibus, automóveis e a pé.
A esplanada de 93 m² permitirá a concentração de torcedores até a entrada pelas catracas, que são 78 entorno da Arena.
O gramado do estádio, da espécie Bermuda, suporta altas temperaturas e sua extensão é de 75×115 metros. A distância entre campo e arquibancada nas
linhas laterais é de 13 metros e 14,4 metros atrás dos gols, onde os jogadores farão o aquecimento.
A Arena conta com 2.431 vagas de estacionamento na área externa e 400 no subsolo, destinadas aos torcedores dos camarotes.
A localização da Arena Pantanal atende aos requisitos da FIFA quanto à proximidade em relação ao aeroporto e à existência de boa infraestrutura de saúde e segurança. O estádio fica próximo a hospitais e de unidades de segurança, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar.
Vale destacar que o Complexo da Arena Pantanal compreende o Ginásio de Artes Marciais Lusso Sinohara, a piscina pública e o Ginásio Aecim Tocantins, que durante o Mundial dará lugar ao Centro de Mídia da FIFA em Cuiabá.
GUIA INFORMATIVO À IMPRENSA
* HORÁRIO DE ABERTURA DOS PORTÕES: 17:00H
* LOCAL DE ENTRADA: PORTÕES LESTE E OESTE – NÍVEL 0 (SUBSOLO)
* HORÁRIO COLETIVA DE IMPRENSA : 20:00H
(GOVERNADOR DO ESTADO E SECRETÁRIO EXTRAORDINÁRIO)
* LOCAL COLETIVA DE IMPRENSA: NÍVEL 30 – ESPAÇO MÍDIA
* ESTACIONAMENTO PARA VEÍCULOS CREDENCIADOS (COM ADESIVO – RETIRADA FMF).
* Acesso recomendado pela Av. Miguel Sutil / Av. Agrícola Paes de Barros na Rua Traçaia.
* O ACESSO AO PÚBLICO SERÁ REALIZADO SOMENTE NO PERÍODO DE ENTRADA E SAÍDA, PELOS PORTÕES LESTE E OESTE, NO NÍVEL 10 (TÉRREO)
* NÃO SERÁ PERMITIDO O ACESSO PARA TRANSITAR NAS ARQUIBANCADAS EM NENHUM MOMENTO.
* OS JORNALISTAS NÃO CREDENCIADOS PARA CAMPO, PODERÃO DESCER SOMENTE 10 MINUTOS ANTES DO FINAL DO 2º TEMPO PARA A COLETIVA ESPORTIVA.
* SOLICITAMOS ATENÇÃO ÀS REGRAS DA CBF COM RELAÇÃO AOS DIREITOS DE USO DE IMAGEM, ABAIXO ESPECIFICADAS.
Segue a norma do regulamento Imprensa da CBF:
Regulamento Geral das Competições:
Art. 7º – Compete ao clube detentor do mando de campo:
XIII) Fazer o credenciamento dos profissionais de imprensa e, em conjunto com a Federação local, a fiscalização de acesso ao gramado, observando que os profissionais de emissoras de televisão, canais esportivos de televisão fechada e portais ou sites de internet não detentores de direitos de transmissão não terão acesso ao gramado.
Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e Craques do Rádio
Foto: Redação/SportSinop