
Longe de casa, no campo neutro da Arena Pantanal, gol do adversário logo no início... nada disso foi páreo para uma exibição de gala do Luverdense contra o Paysandu, pela partida de ida da final da Copa Verde.
O placar de 3 a 1 poderia até ser maior pelo volume de jogo do Verdão do Norte que dominou amplamente os 90 minutos, criou chances, mas deixa o campo com uma boa vantagem.
Apesar da superioridade do time mato-grossense, foi o Paysandu que abriu o placar logo no começo da partida com Sobralense.
O Luverdense não se abalou e virou no primeiro tempo com Erik e Marcos Aurélio.
O terceiro gol veio no segundo tempo com Dalton. Ainda na segunda etapa, o Papão ficou com um a menos com a expulsão de Hayner.

Equilibrado e eletrizante, Luverdense e Paysandu iniciaram a primeira partida da final com cautela, porém, com muita disposição. Os visitantes impuseram seu ritmo no começo e uma dupla de “reservas” conseguiu boa jogada. Leandro Cearense fez uma espécie de pivô, passou do marcador e cruzou na medida para Daniel Sobralense inaugurar o marcador.
Após o gol, o Papão permaneceu trocando e controlando a partida, só que o LEC mostrou que estava ligado e conseguiu igualar com Erik, em um arremate de frente para Emerson. Os mato-grossenses, após esse momento, foram melhores e criaram mais oportunidades. Depois de várias tentativas, Marcos Aurélio virou em cobrança de falta.

Na volta para a etapa complementar, o Paysandu tentou reagir nos cinco minutos iniciais, porém, foi o Luverdense que voltou a dominar a partida e conseguiu o terceiro gol, novamente em cobrança de bola parada. Dalton desviou e não deu chance para Emerson. A situação melhorou ainda mais para o LEC quando Hayner, de forma irresponsável, foi expulso, aos 15.
Chamusca, então, tentou salvar o Paysandu do que poderia tornar a decisão em uma única partida. Foi quando ele tirou Cearense e colocou Ayrton para recompor a lateral. O LEC bem que poderia ter melhorado a vantagem, enquanto o Papão teve apenas uma oportunidade ao longo de todo o segundo tempo. Final justo: 3 a 1 Luverdense.

Com a vitória, o Verdão do Norte pode até perder por um gol de diferença para conquistar o inédito título. O Papão precisa da vitória por 2 a 0 para chegar ao bicampeonato. Na Copa Verde, há o gol qualificado fora de casa. Vitória do Paysandu por 3 a 1 e a disputa vai para os pênaltis.

O segundo e decisivo confronto está confirmado para o Mangueirão, no próximo dia 16 de maio.

O Luverdense volta a campo no dia 12 de maio, contra o Juventude, fora de casa, pela estreia na Série B do Brasileiro. O Paysandu faz o clássico contra o Remo, neste domingo, no Mangueirão, pela final do Paraense.

Marcos Aurélio mais uma vez mostrou sua categoria e marcou um belo gol de falta, quando o jogo estava empatado em 1 a 1. Pelo Mato-Grossense, ele já havia marcado dois de falta também na Arena Pantanal.

DESTAQUE
Pagantes: 1853
Presentes: 2153
Renda: R$ 24.990
Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e Globoesporte.com
Fotos: Redação/SportSinop