
Nesta semana a Federação Matogrossense de Futebol celebra mais um aniversário da data de sua fundação, no dia 26 de maio a Federação Matogrossense de Futebol (FMF), completou 72 Anos de existência. Na oportunidade, o presidente Dr. Carlos Orione destaca que comemorar mais um ano de aniversário da entidade neste momento, é muito oportuno. “O futebol de Mato Grosso passa por um momento de grande otimismo e nos enche de muito orgulho, uma vez que Cuiabá é uma das 12 sedes da Copa-2014”, afirmou.
Conforme Dr. Orione, a FMF conseguiu avanços significativos e passou da 22º posição para 14º posição, entre as 27 Federações Estaduais existente. Esse ano é considerado de grandes conquistas para o futebol de Mato Grosso, destaca o Luverdense de Lucas do Rio Verde que disputa o Campeonato Brasileiro da Série B. E ainda pelo Campeonato Brasileiro Série C, temos o Cuiabá Esporte Clube.
Atuando nos campeonatos Brasileiros, os times mato-grossenses estão tendo a possibilidade de conquistar a ascensão na Série A e B do Brasileirão/2015. Outro destaque obtido no futebol é a conquista de três vagas na Copa do Brasil-2014, Cuiabá, Mixto e Rondonópolis. Nesse ano também o Estado contou com a participação do Mixto e Cuiabá na Copa Verde da CBF. Vale ressaltar a participação do Clube Operário de VG, na Série D, da CBF, após a Copa.
História
Antes do ano de 1942, não existia em Mato Grosso, uma entidade responsável para organizar as competições oficiais de futebol de âmbito estadual. Elas eram organizadas pelas ligas das respectivas cidades simpatizantes do esporte. Particularmente em Cuiabá, capital do Estado, na década de 1930/40, era organizada pela “Liga Esportiva Cuiabana” (LEC), fundada no dia 11 de junho de 1936, presidida pelo desembargador José Vieira do Amaral e composta pelos seguintes clubes: Comércio Futebol Clube, Paulistano Futebol Clube, Americano Esporte Clube, Associação Atlética Tipográfica e Esporte Clube Destemido (já extintos), Mixto Esporte Clube e Clube Esportivo Dom Bosco, (únicos remanescentes).
O primeiro Campeonato Mato-grossense de Futebol foi realizado em 1943, o primeiro jogo oficial ocorreu no dia 31 de janeiro de 1943, no campo do Bosque Municipal, pertencente ao Comercio Esporte Clube.
As equipes que disputaram o jogo foram Mixto E. Clube e Dom Bosco. O primeiro gol foi marcado por Hugo do Mixto. A profissionalização do futebol mato-grossense ocorreu em 1967, e o primeiro campeão o Clube Esportivo Operário de Várzea grande.
Presidiram a Federação Matogrossense de Desportos entre outros: Alexandre Arddor Filho, Álvaro Miguéis, José Monteiro de Figueiredo, Lenine de Campos Póvoas, Ranulpho Paes de Barros, Otyles Moreira da Silva, Hélio de Jesus da Fonseca, Gastão de Mattos Muller, Macário Zanagape Filho, Herman Dutra Pimenta, Agostinho Dias Dorilêo, Agripino Bonilha Filho, Levi Rodrigues do Prado, Júlio José de Campos, Carlos Orione, Lourival Nunes de Barros.
Em 31 de maio de 1976, assume a gestão da FMD, Dr. Carlos Orione, por ter sido nomeado pelo almirante Heleno de Barros Nunes presidente Confederação Brasileira de Desportos (CBD), entidade máxima dos desportos brasileiro, como interventor do futebol de Mato Grosso.
Principais ações como interventor foram com a divisão territorial do estado em 1977 (Mato Grosso do Sul e Mato Grosso), presidiu no ano de 1978, a criação da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, e das Federações de: Voleibol, Futebol de Salão, Atletismo, Basquete, Natação e Tênis de Campo, antigos departamentos da FMD.
Principais ações frente a gestão da Federação Matogrossense de Futebol (FMF) até os dias atuais foram: Elaboração e registro em Cartório do 1º Ofício de Cuiabá-Mt, Novo Estatuto da FMF; Criação das Ligas de Futebol Amadoras em MT; Instituiu a 1ª e 2ª Divisão de Futebol Profissional de MT; Inclusão no Campeonato Brasileiro Série A, nas décadas de 1970 e 1980, de cinco equipes de Mato Grosso: Mixto Esporte Clube, Clube Esportivo Operário Várzea-grandense, Clube Esportivo Dom Bosco (MT); Clube Esportivo Comercial e Operário Futebol Clube (MS), inclusive este último, conseguindo uma honrosa classificação de 3º lugar no Campeonato Brasileiro.
Outras ações de destaque foram: A reforma, ampliação e iluminação moderna para realização dos jogos noturno do Estádio Presidente Dutra; Articulação para a vinda da Seleção Brasileira em Cuiabá- MT, (Estádio Governador José Fragelli – VERDÃO), Realização da final da Copa dos Campeões da Conmebol em Cuiabá-MT- com a participação das equipes: São Paulo, Botafogo, Atlético Mineiro (Brasil) e Rosário Central (Argentina); Realização da Copa dos Clubes Campeões Mundiais/1996, em Cuiabá-Mt (Estádio Governador José Fragelli – VERDÃO), com a participação das equipes: Flamengo (RJ), Grêmio (RS), São Paulo e Santos (SP); A implementação do Novo Modelo de Gestão, na FMF, como parte integrante do Plano de Modernização do Futebol Brasileiro (CBF).
Fonte:
SportSinop/Valcir Pereira e Adriane Rangel-Assessoria-Imprensa FMF
Foto:
Redação/SportSinop