
O Campeonato Mato-grossense de Futebol da Primeira Divisão começa a ser disputado a partir do dia 1º de fevereiro de 2015. Na primeira fase serão dois grupos de cinco times. Duas equipes serão rebaixadas para a Segundona de 2016.
A definição da abertura e a fórmula de disputa ocorreu na tarde desta sexta-feira na sede da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), durante o Arbitral Técnico do torneio estadual. Dez clubes confirmaram a participação.
No encontro, liderado pelo presidente em exercício Helmute Lawisch, não se confirmou a unificação dos três times de Rondonópolis. União Esporte Clube e Rondonópolis Esporte Clube (REC), que chegaram a abrir conversação em torno de um só time da principal cidade da região Sul de Mato Grosso, vão disputar o Estadual separados. Isto é, cada com suas próprias pernas.
As dez equipes foram divididas em duas chaves com cinco cada.
O Grupo A é composto por Sinop, Luverdense, Mixto, Clube Esportivo Operário Várzea-grandense e Poconé.
O B é formado por Cuiabá, atual campeão, Dom Bosco, Cacerense, União e REC.
O pontapé inicial do Estadual será dado com a rodada dupla na Arena Pantanal entre os times da capital mato-grossense. O jogo preliminar envolverá Cuiabá e Dom Bosco válido pela Chave B. Já na partida de fundo, o ‘Clássico dos Milhões’ Mixto e Operário. Será a primeira vez que os times de maior torcida no Estado vão se enfrentar no novo estádio.
No mesmo dia 1º de fevereiro a rodada prosseguirá com mais jogos. Em Rondonópolis, União medirá forças com o REC em partida válida pelo Grupo B. Já em Sinop, o time da casa receberá o Luverdense pela Chave A. Na primeira rodada, Cacerense e Poconé vão folgar.
Na primeira fase do campeonato, os times vão se enfrentar em turno e returno dentro dos respectivos grupos, classificando-se para a segunda fase os três primeiros colocados. Já na segunda fase, os classificados das Chaves A e B vão duelar em turno e returno, indo para a semifinal os dois melhores de cada grupo.
Quanto ao rebaixamento à Segunda Divisão, caem os últimos colocados de cada chave.
Fonte:
SportSinop/Valcir Pereira e Do jornal A Gazeta
Foto:
Redação/SportSinop