Adicionar legenda
O Botafogo-PB conquistou uma vitória maiúscula para suas pretensões de passar à segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C. Em uma noite inspirada do goleiro Genivaldo, o Belo segurou o Cuiabá e venceu, por 1 a 0, em plena Arena Pantanal, em Cuiabá, pela 15ª rodada da competição.
O resultado aumenta o jejum de vitórias do Dourado, que vem de dois empates e três derrotas. A última vitória aconteceu no dia 9 de agosto, quando bateu o Crac, por 2 a 0. A má fase deixou os matogrossenses na sexta posição, com 19 pontos. Já o Bota se recupera de uma série de três jogos sem vencer e chegar aos 24 pontos, na vice-liderança.
Mesmo jogando longe da Paraíba, o Botafogo começou a partida pressionando. Apesar disso, a primeira grande chance foi do Cuiabá. Aos quatro minutos, após um contra-ataque, o atacante Zambi saiu na cara do gol e bateu para grande defesa do goleiro Genivaldo. No rebote, o zagueiro Magno Alves afastou.Depois ser dominado nos primeiros minutos, o Dourado conseguiu equilibrar o jogo e até pressionou. O problema é que, assim como os paraibanos, os donos da casa encontraram muitas dificuldades para encontrar espaços para as finalizações.O jogo só voltou a esquentar no final. Primeiro, aos 40, quando o tempo fechou, em uma confusão envolvendo Zambi e Careca, do Cuiabá, com os botafoguenses Genivaldo e Frontini. Já aos 47, Genivaldo salvou os visitantes em finalização do meia Fernando.
Na segunda etapa, o Botafogo também enfrentou o Cuiabá de igual para igual, o que deixou o jogo bem movimentado. Aos 13 minutos, o time paraibano quase chegou ao gol. Após bela troca de passes entre o meia Doda e o lateral Alex Cazumba, o volante Pio recebeu na área e chutou para grande defesa do goleiro Willian Alves.
Dois minutos depois, porém, o goleirão não conseguiu salvar o Dourado. Alex Cazumba fez grande jogada pela esquerda, invadiu a área e chutou com força. Willian Alves não segurou e o atacante Rafael Aidar mostrou oportunismo para completar.
Depois disso, o time da casa foi obrigado a se lançar ao ataque. Aos 24, o clube chegou a marcar com Fernando, mas foi assinalado o impedimento. Cinco minutos depois, Genivaldo voltou a brilhar e fez outro milagre. O atacante Marcelo Toscano tentou bater por cobertura e o arqueiro mandou para escanteio.
Conforme o final do jogo se aproximou, o Belo se fechou e tentou administrar o resultado. Os mandantes esboçaram uma pressão, mas esbarraram na grande noite de Genivaldo. O último milagre aconteceu aos 39 minutos. O atacante Washington recebeu livre, passou pelo camisa 1 e chutou. O goleiro ainda conseguiu se recuperar e salvou.
PRÓXIMOS JOGOS
No próximo sábado, às 18h30, o Cuiabá volta a campo para enfrentar o Paysandu, no Estádio da Curuzu, em Belém. Enquanto isso, o Botafogo-PB joga contra o ASA, no domingo, às 16 horas, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.
Classificação atualizada da Série C:
1 Fortaleza, 28 pts
2 Botafogo-PB, 24 pts
3 CRB, 22 pts
4 Salgueiro, 21 pts
5 Cuiabá, 19 pts
6 Paysandu, 20 pts
7 ASA, 19 pts
8 Águia, 15 pts
9 Treze, 15 pts
10 Crac, 10 pts
Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e Futebol MT
Foto: Redação/SportSinop