Foto:Assessoria FMF - Jogo do Campeonato Mato-grossense: um bom exemplo de competição deficitária
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) admitiu na terça-feira que os Campeonatos Estaduais são deficitários e só continuam sendo realizados, graças ao financiamento da entidade, que banca as competições, como o Campeonato Mato-grossense. As afirmações foram postadas em forma de nota oficial, no site da entidade.
No ano passado a CBF fez com que uma montada de veículos patrocinasse os campeonatos estaduais, em troca apenas uma placa estática no campo de jogo e a exibição esporádica dos carros em alguns estádios. Não houve qualquer campanha de divulgação na mídia. Este ano, sem o mesmo apoio, mas recebendo um cachê mensal da entidade, inclusive R$ 15 mil/mês como salário do presidente, a Federação.
Mato-grossense de Futebol encontrou apoio numa loja de móveis, que está sorteando dois caminhões de prêmios, na tentativa de levar o torcedor aos estádios. Mas, sem a publicidade da tal premiação, o atrativo parece ter passado em branco até aqui.
Na nota divulgada na terça, a CBF afirma, em tom de resposta a seus críticos, que “vem aumentando seus investimentos em todas as categorias do futebol. O número de torneios aumentou 117% em cinco anos”, afirma a entidade.
Mais adiante a nota afirma que a CBF está garantindo o emprego de 4.500 atletas com a manutenção dos Estaduais. “A maioria dos campeonatos dessa lista e inúmeros estaduais são deficitários e só existem graças a subsídios da CBF. Em 2014, o valor investido pela CBF chegou a quase R$ 100 milhões, diretamente nas competições ou subvencionando as federações estaduais para promoção de seus campeonatos.
O dinheiro gasto pela CBF nesses campeonatos deficitários garante a continuidade de mais de 200 clubes e gera emprego para cerca de 4.500 atletas de todo o país”.
Fonte: SportSinop/Valcir Pereira e Craques do Rádio
Fotos: Redação/SportSinop